Atividades

Psicoterapia

animaSoraya Gazal como psicoterapeuta, utiliza a abordagem da Psicologia Analítica (Junguiana) e da Psicologia Integrativa, pois por intermédio destas abordagens é possível entender o ser humano como um todo bio-psico-social e desenvolve-lo.

A psicoterapia junguiana, ou psicoterapia analítica, está basicamente interessada no equilíbrio entre os processos conscientes e inconscientes e no aperfeiçoamento do intercâmbio dinâmico entre eles, realizando assim os desígnios do Self (si mesmo) e manifestando a plenitude da identidade.

A Psicologia Integrativa enfoca os aspectos psicossomáticos e busca compreender a integração corpo/mente, por meio da valorização de comunicação com o corpo, percebendo seus sinais e simbolismos.

Sessões de Psicoterapia

Para iniciar a psicoterapia é necessário agendar uma entrevista, onde será possível conhecer o caso de cada pessoa e avaliar a melhor forma de continuidade para o tratamento.  Os atendimentos são individuais, com hora marcada, têm periodicidade semanal e duração de 1h.

Para obter mais informações, entre em contato

Workshops

Processo Intensivo de Transformação

Hoje em dia, a população que vive em grandes centros urbanos está sob a pressão do estresse. Rotina, economia instável, a distância da natureza, as longas jornadas de trabalho, a correria e o isolamento são alguns dos fatores que levam as pessoas a necessidade de cada vez mais melhorar a qualidade de vida.

Nessa jornada entender como as emoções e pensamentos afetam a saúde e o bem-estar e desenvolver a prática de atividades corporais integrativas, pode levar ao equilíbrio, paz e ao auto-conhecimento. Portanto faz-se necessário combater a desarmonia causada por uma cultura anti-prazer e anti-vida, que agride o meio ambiente e os seres vivos, levando a altos níveis de stress, depressão, ansiedade, dores musculares, dificuldade nos relacionamentos, entre outros problemas psicossomáticos.

Todos nós temos uma grande necessidade de relaxar e reencontrar-nos conosco, com a natureza e com o transcendente. Nestes workshops, escutar a voz interior, sintonizar-se com outras pessoas e com a natureza, tornam-se uma realidade.

A Dança Psico-Integrativa, as dinâmicas de grupo, a simbologia associativa e os desafios expressivos, são utilizados permitindo que a criança livre se expresse, para fazer brotar do nosso íntimo, potenciais inatos, que estavam ocultos em nós mesmos. Ao entrarmos em contato com o nosso tesouro escondido e com a coragem de expressa-lo, estes potenciais podem ser acessados e desenvolvidos.

Por meio da música, do movimento e de vivências integradoras, poderemos entrar em sintonia com tudo o que pulsa e vive; os ritmos, as cores, a fluidez e a vitalidade da natureza, que se encontram fora e dentro de nós. As vivências propostas nestes workshops facilitam olhar para dentro de si e conectar-se com o si mesmo (Self) e expressar o Ser autêntico.

Estes workshops vêm sendo desenvolvidos ao longo de vários anos de experiência com grupos de auto-conhecimento e têm como base a Psicologia Junguiana, o Sistema Biodanza e a Psicologia Integrativa , nesta abordagens terapêuticas a arte é entendida como uma forma de expressar as emoções, sem uma preocupação estética, mas sim com um compromisso com a autenticidade, possibilitando redescobrir nossa identidade mais profunda e verdadeira. Propicia também desenvolver uma relação afetiva de auto-aceitação e aceitação do outro, reforçando a auto-estima e a vivencia transcendente.

Os workshops podem ser realizados em períodos de 4 a 6 horas em espaços amplos na cidade, ou em períodos de 16 horas, durante finais de semana em pousadas fora da cidade, o que permite um convívio maior do grupo e o contato mais próximo com a natureza. Variando de acordo com os tipos de temas trabalhados e a necessidade de aprofundamento nas vivencias.

 

Criatividade

CriatividadeEste trabalho tem como base vivências de Biodanza e Arte Integrativa, onde a arte é entendida como uma forma de expressar as emoções e desenvolver a expressão artística sem uma preocupação estética, mas sim com um compromisso com a autenticidade.

Durante este workshop há a utilização da dança, da modelagem em argila, da pintura a dedo, da inspiração poética, de dramatizações, de dinâmicas de grupo, da simbologia associativa e de desafios expressivos, os quais permitem que o ser criança em nós se expresse como criança livre, para fazer brotar do nosso íntimo, potenciais criativos inatos, que estavam ocultos a nós mesmos, mas desta forma podem ser acessados e desenvolvidos. A inovação, a iniciativa, a ousadia, são liberadas ao entrarmos em contato com o nosso tesouro escondido e com a coragem de expressa-lo.

Este workshop pode ser aplicado para grupos de várias idades, em instituições, ou empresas, sendo de muita utilidade par artistas, publicitários, vendedores, lideranças e todas as pessoas que necessitam manifestar sua criatividade.

Pode ser realizado em espaços amplos que permitam o uso dos materiais criativos, ou em pousadas fora da cidade, permitindo assim também um convívio maior do grupo e o contato mais próximo com a natureza.

"O ser humano é um animal poético, um poema inacabado; cada indivíduo está manifestando através de sua existência, o poema de sua identidade". (Rolando Toro)

 

Integração com a Natureza - Um Reencontro

O reencontro com a natureza é uma experiência de renovação de energias.

Pode ocorrer na forma de um workshop em parques na cidade, durante algumas horas ou em finais de semana em pousadas no campo ou floresta.

MatutuOs quatro elementos, água, terra, fogo e ar, são vivenciados em banhos de cachoeira, caminhadas pela mata, expressão em argila, danças, rodas na fogueira, cerimônias de celebração, mitos de renovação, expressão visceral da voz e muito ar puro.

Este workshop possibilita redescobrir nossa identidade mais profunda e verdadeira, reforçar a auto-estima e vivenciar a transcendência por meio da fusão com a natureza.

Por meio da música, do movimento e de vivências integradoras, poderemos entrar em sintonia com tudo o que pulsa e vive; os ritmos, as cores, a fluidez e a vitalidade da natureza, que se encontram fora e dentro de nós. As vivências propostas neste workshop facilitam olhar para dentro de si e conectar-se com o si mesmo, ou seja, expressar o Ser autêntico assim como a natureza o é.

Em um lugar de elementos naturais presentes em abundancia são desenvolvidas práticas de consciência corporal e de comunicação sensível com os elementos da natureza.

 

Renovação e Renascimento na água

Este workshop é um processo de transformação, baseado em mitos e arquétipos que envolvem a água como elemento de purificação e de renovação existencial. A água é também considerada como matriz geradora de vida, desde o útero materno até os oceanos.

GolfinhosRenascer é permitir que os potenciais de construção e de luz que habitam dentro de nós venham à tona. Nascer de novo possibilita uma vida mais plena e mais feliz.

A renovação orgânica se dá por meio de vivências orientadas para superar medos e transpor bloqueios, propiciando um profundo relaxamento com a sensação de renovação da vitalidade e bem estar.

Este workshop é uma experiência marcante em água aquecida, onde vivenciaremos a proposta da Psicologia Integrativa baseada em Jung e nas técnicas da Biodanza.

Dança Psicointegrativa

soraya1“Para superar os bloqueios, que obstruem a expressão do "Ser" autêntico; a proposta é conhecer a si mesmo e dançar. Na Dança Psicointegrativa, dançar é expressar as emoções, conferindo-lhes corporeidade, seja por meio da expressão simbólica ou de movimentos harmônicos.”      (Soraya Gazal)

A Dança Psicointegrativa é uma forma de arte, dançando integramos o consciente e o inconsciente. A arte é expressão simbólica e no caso da dança é expressão simbólica corporificada.

A Dança Psicointegrativa é uma abordagem psicossomática realizada em grupos e tem por objetivo trabalhar a unidade corpo/alma, por meio de movimentos corporais, músicas especialmente selecionadas por seu valor terapêutico, dinâmicas de grupo não verbais e vivências integrativas baseadas na Biodanza (Rolando Toro),  na Imaginação Ativa (Carl G. Jung) e na Dança Espontânea (Isadora Duncan), entre outras abordagens de terapias complementares.

 

Grupo de Vivencias em Dança Psicointegrativa

As atividades do Grupo de Vivencias , é um processo de desenvolvimento e crescimento pessoal contínuo, que propicia a expressão do "Ser" autêntico.

Dançar com autenticidade é expressar as emoções vividas no "aqui agora", conferindo-lhes corporeidade, seja por meio de sons, de toques, ou de movimentos harmônicos.

A proposta é expressar-se e dançar com espontaneidade, dançar a Dança da Vida!

Os encontros são  orientados para facilitar um clima de confiança e abertura, sem julgamentos da forma de dançar certa ou errada, pois a dança é entendida como expressão pessoal das emoções que foram mobilizadas pela música.

 

Benefícios:
  • Integração motora: Ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos
  • Aumento de resistência imunológica, da energia vital e da disposição para a ação.
  • Integração entre o pensamento, sentimento e ação.
  • Força para expressar suas emoções.
  • Contato com a alegria de viver e com a percepção de ser parte da totalidade transcendente.

grupoO processo de cada encontro ocorre geralmente em duas fases: uma verbal e outra vivencial. A verbal acontece no início e tem por objetivo elucidar conceitos teóricos, também propicia um momento de troca de informações e significados entre os participantes. A segunda parte é não verbal norteada por orientações do facilitador, músicas e movimentos, onde mediante exercícios semi-estruturados e danças criativas, realizados por todos os membros do grupo, são deflagradas vivências de integração, auto-estima,  comunicação e autoconfiança.

A forma de participar é inscrevendo-se para uma aula aberta ou um workshop. O Grupo de Vivências ocorre uma vez por semana ou uma vez por mês, sob a facilitação da psicóloga Soraya Gazal.

Para maiores informações sobre aulas abertas e workshops introdutórios, entre em contato conosco.

soraya2

Palestras com vivências

Para instituições, grupos e empresas.

 

O Prazer de Dançar e o Controle do Stress

soraya3A história da dança, a Dança Terapêutica e a relação com o corpo na cultura contemporânea, a Biodança e as bases da Dança Psico-Integrativa.

Vivência: Descobrir o prazer de dançar, sem inibições ou restrições, por meio de exercícios de consciência corporal, liberação de tensões, relaxamento e integração grupal e dança espontânea.  

 

Diálogos com o Corpo – Melhorando a Saúde

Introdução à visão psicossomática, percebendo a sabedoria do corpo e aprendendo a prevenir o desenvolvimento de doenças.

Vivência: Atividades práticas de percepção do corpo e autoconhecimento, por meio da comunicação não verbal e da Dança Psico-integrativa.

 

Integrando Pessoas e Equipes – Dança Psico-Integrativa

Esclarecimentos sobre vida com qualidade por meio da comunicação não violenta e da integração corpo/alma, resultando na solução de conflitos pessoais, assim como seus reflexos em melhores relacionamentos interpessoais.

Vivencia: Música, movimento e dinâmicas de grupo, baseados na Psicologia Junguiana e na Biodanza, que contribuem para melhorar o auto-conhecimento, a comunicação e a sinergia das pessoas que precisam trabalhar em equipe e alcançar objetivos em comum, o que é sempre muito necessário em empresas, instituições, ONGs, escolas, hospitais.

 

Agende a sua palestra

Para agendar uma palestra entre em contato conosco.

Recursos necessários: Sala ampla com cadeiras removíveis ou sem cadeiras, aparelhagem de som com potência compatível com o tamanho do local e o número de participantes.

Duração das palestras: Aproximadamente 1h30.

Observação: Estes e outros temas podem ser adaptados às necessidades de cada grupo.

 

Instituições que já participaram do processo:
  • Bovespa
  • Duke Energy
  • SESC
  • Banco Real /ABN AMRO do Brasil
  • Cybertécnica
  • LePera Publicidade
  • Nadir Figueiredo
  • Unipar
  • FMU
  • FAPA
  • UNICID
  • Universidade São Marcos
  • Hospital Cruzeiro do Sul
  • HCOR - Hospital do Coração
  • Grubase
  • Grupo Assistencial Nair Bozzi

 

Saiba Mais

Contato

Para entrar em contato, ligue para o telefone (11) 3275-2628 ou escreva uma mensagem para sorayagazal@gmail.com